Conselho Federal de Medicina anuncia videoaulas sobre imunização

11 de junho de 2019, às 7h57.

 

O Conselho Federal de Medicina (CFM) anuncia a produção de uma nova série de videoaulas, desta vez sobre a prevenção e o tratamento de doenças transmissíveis.

O programa, previsto para ser lançado em julho deste ano, tem como objetivo oferecer aos médicos brasileiros uma atualização completa sobre três grandes temas: cobertura vacinal, sarampo e arboviroses – doenças transmitidas por insetos e aracnídeos –, como dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A nova série de videoaulas do CFM se inspirou no êxito de uma experiência realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM).

“Cientes de suas responsabilidades éticas, técnicas e legais, os médicos brasileiros devem estar prontos a orientar seus pacientes sobre a importância da vacinação, esclarecendo dúvidas e ressaltando os benefícios de estar com o calendário vacinal atualizado”, disse o coordenador da Câmara Técnica de Pediatria do CFM, Sidnei Ferreira. Responsável pela organização da série, o conselheiro federal pelo estado do Rio de Janeiro destacou ainda outra preocupação da autarquia e que fará parte dos treinamentos: os movimentos antivacinas.

Segundo ele, a série pretende se contrapor a esse movimento, que surgiu em países da Europa e tem ganhado adeptos no Brasil. “Não se vacinar ou impedir que as crianças e os adolescentes o façam pode causar enormes problemas para a saúde pública, como o surgimento de doenças graves ou o retorno de agravos de forma epidêmica”, alertou.

Os médicos regularmente inscritos nos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) com interesse nos cursos poderão acompanhar as aulas ao vivo e terão também acesso aos arquivos das apresentações das videoaulas para assistirem a qualquer hora.

A nova série de videoaulas do CFM se inspirou no êxito de uma experiência realizada no fim de 2017, quando, em parceria com a Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM), a autarquia organizou um curso composto de quatro módulos de videoaulas que foram exibidas por meio de streaming (tecnologia de transmissão de vídeos em tempo real).

Siga o Blog no Instagram: @blogsaudecoletiva

 

Fonte e foto: site do CFM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *