Secretária de Saúde de Conde afirma que a malária está controlada

12 de junho de 2019, às 9h29.

 

A secretária de Saúde de Conde, Renata Martins Domingos, afirmou ontem à noite no “Programa Saúde Coletiva“, que a população fique tranquila, pois a malária está controlada. Em 2019, já são 11 casos notificados na cidade. Porém, sem óbito confirmado até o momento. Todas as providências estão sendo tomadas pela Secretaria, seguindo todos os protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde da Paraíba.

“Estamos atuando com o fumacê, busca ativa, conscientizando as pessoas, criamos uma Comissão de Investigação que monitora todo o processo, às nove Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Unidade de Pronto atendimento (UPA) que está disponível 24 horas, estão aptas para acolher qualquer pessoa com os sintomas, que são: Febre normal, calafrios, dor no corpo, enjoo e vômito”, explicou a secretária. Ela lembrou ainda, que o tratamento no início da doença é fundamental.

Contudo, Renata Martins, pediu para que toda população some forças nesse enfrentamento, se prevenindo com repelentes, mosquiteiros, telas nas janelas e, não frequentando os córregos entre às 4h00 e 8h00 e 18h00 às 22h00, horários que o transmissor da doença, conhecido por mosquito-prego, povoa esses ambientes.

Finalizando, Renata Martins colocou que mesmo os casos de malária estejam concentrados apenas nos Distritos de Jacumã e Carapibus, as ações da Secretaria têm ocorrido em toda cidade.

O “Programa Saúde Coletiva” vai ao ar, toda terça-feira, às 20h00, na CPAD FM – 96,1.

Siga o Blog no Instagram: @blogsaudecoletiva 

 

Foto: internet.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *