Cofen se une a campanha pela doação de órgãos

Brasil possui o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo

No dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Durante todo o mês, a Associação Brasileira de Transplante de órgãos – ABTO realiza diversas ações para conscientizar a população brasileira sobre a importância de doar órgãos. O Brasil possui o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, que é garantido a toda a população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), responsável pelo financiamento de cerca de 95% dos transplantes do país.

No Brasil, para ser doador de órgãos e tecidos não é necessário deixar nada por escrito, basta avisar a família dizendo: “Quero ser doador de órgãos”. Podem ser doados os rins, coração, pulmões, fígado, pâncreas e também tecidos, como córneas, pele e ossos.

Quando a pessoa não avisa sobre sua vontade de ser doador sua família fica em dúvida no momento de autorizar a doação. O reflexo disso é o alto índice de famílias que se recusam a doar os órgãos de seus entes, aproximadamente 40%.

Devido ao cenário atual da pandemia houve uma diminuição do número de doadores de órgãos, e consequente aumento de pacientes aguardando na fila para transplante, o número ultrapassa 40.000 pacientes.  A ABTO trabalha para manter o programa de doação e transplantes vivo, buscando conscientizar a população e aumentar o número de doadores de órgãos. O Cofen apoia a campanha do Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e destaca a importância de enfatizar o desejo de ser doador aos seus familiares. Doação de Órgãos: Saiba mais transplantes, lista de espera e como ser doador

Siga o Blog no Instagram com um simples clique: @blosaudecoletiva

 

Fonte: Cofen. Foto: internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *