Vigilância sanitária inaugura nova etapa em serviços de saúde

Anvisa e estados contam com informações sistematizadas e harmonizadas sobre a situação sanitária dos serviços de saúde no país

A Anvisa informa que foi dado mais um importante passo no âmbito do Projeto Nacional de Harmonização das Ações de Inspeção Sanitária em Serviços de Saúde e de Interesse para a Saúde: a inserção de roteiros em formato de formulários disponibilizados via LimeSurvey, o que permite o envio automático dos dados à Agência. 

O projeto de harmonização, que vem sendo desenvolvido desde 2019, promove a utilização do Modelo de Avaliação de Risco Potencial (MARP®), com o objetivo de harmonizar os processos de inspeção e de fiscalização em serviços de saúde e de interesse para a saúde realizados pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). Já são dez os roteiros para serviços de saúde produzidos com a participação de representantes dos órgãos estaduais de vigilância sanitária.    

O envio automático pelo LimeSurvey facilita a distribuição dos dados aos municípios, além de permitir uma devolução também automatizada, com gráficos e outras opções para visualização, por meio de um painel de monitoramento de Business Intelligence (BI), disponível a usuários cadastrados. 

A combinação dessas ferramentas permite à Agência, aos estados e aos municípios o acesso a dados reais e atualizados sobre a situação dos serviços de saúde e de interesse para a saúde no país. Trata-se de um conjunto de dados que permite avaliar e elaborar curvas sobre os riscos potenciais de cada serviço, viabilizando a análise do histórico e da tendência de cada um dos serviços ou mesmo a comparação entre eles.       

Nesse novo formato, estão em funcionamento hoje quatro roteiros de inspeção: Centro Cirúrgico (CC), Central de Materiais e Esterilização (CME tipo II), Diálise e Unidade de Terapia Intensiva (UTI adulto). Contudo acabam de ser entregues ao SNVS outros seis roteiros, desenvolvidos com base na mesma metodologia. Assim, foram entregues os roteiros para os seguintes serviços: endoscopia; mamografia (englobando o controle de qualidade em mamografia); urgência e emergência; e radiologia intervencionista (englobando o controle de qualidade em radiologia intervencionista). Para esses novos temas, a utilização ainda está no formato “PDF + planilha em Excel”. No entanto, já existe a previsão de migração, no segundo semestre de 2022, para o LimeSurvey + Painel BI. 

Vale ressaltar que esse trabalho só é possível com o engajamento do SNVS. Eventuais dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas para o endereço eletrônico inspecaoharmonizacao@anvisa.gov.br.  

Siga o Blog no Instagram com um simples clique: @blosaudecoletiva

 

Fonte: Anvisa. Foto: internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *