Dia Mundial da Segurança do Paciente


O lema da Campanha do ano de 2022 é: “Medicação Segura”. Saiba mais

No dia 17 de setembro de 2022 é comemorado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a iniciativa conta com apoio da Anvisa (Anvisa), que vem reforçando a necessidade de estimular todos os entes envolvidos a minimizar os riscos de danos associados à assistência à saúde, assegurando a segurança do paciente e melhorando a qualidade dos serviços de saúde.

O lema da Campanha do ano de 2022 é: “Medicação Segura”, reafirmando os objetivos do Terceiro Desafio Global de Segurança do Paciente, lançado pela OMS em março de 2017. A campanha de 2022 apela às partes interessadas para a implementação das práticas de segurança do paciente, incluindo aquelas relacionadas à prevenção dos erros de medicação, especialmente em situações de alto risco, transições de cuidados, polifarmácia (uso simultâneo de múltiplos medicamentos) e medicamentos com grafia ou som semelhantes. A campanha terá enfoque ainda na pandemia de Covid-19 e sua relação com a segurança da medicação (prescrição, dispensação e administração de medicamentos), considerando suas implicações na prestação de cuidados em serviços de saúde.

Os erros de medicação são muito comuns nas instituições de saúde em todo o mundo devido, dentre outros fatores, à complexidade dos sistemas de medicação. Danos causados por medicamentos são responsáveis por pelo menos 50% de todos os danos evitáveis na assistência à saúde. Cabe ressaltar que, se os erros de medicação fossem apropriadamente evitados em serviços de saúde, poderiam ser economizados cerca de US$ 42 bilhões de gastos totais com a saúde em todo o mundo.

Assim, ainda vale reforçar que a maioria dos danos relacionados à medicação podem ser prevenidos com a adoção de práticas de segurança em todo o ciclo do uso de medicamentos nos serviços de saúde.

Nesse contexto, a campanha do ano de 2022, Medicação Segura, objetiva:

1) AUMENTAR a conscientização global sobre o risco de danos relacionados a medicamentos, com destaque para os erros de medicação e práticas inseguras e DEFENDER a implementação de ações urgentes para melhorar a segurança da medicação;

2) ENGAJAR as principais partes interessadas e parceiros nos esforços para prevenir erros de medicação, reduzindo danos aos pacientes em serviços de saúde;

3) EMPODERAR pacientes e familiares com conhecimento sobre o tema para que possam colaborar ativamente com o uso seguro de medicamentos;

4) AUMENTAR a adoção ao Desafio Global para a Segurança do Paciente da OMS: Medicação sem danos.

A Anvisa, em comemoração à essa data tão importante, lançou uma série de iniciativas, que visam promover a segurança do paciente em nosso país:

I – Realização do I Simpósio Internacional de Farmacovigilância, realizado na sede da Anvisa, em Brasília, nesta quarta-feira (14/9). O encontro reuniu representantes da Agência, da indústria farmacêutica, de universidades e uma equipe do Uppsala Monitoring Centre (UMC), o Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Monitorização da Segurança de Medicamentos no mundo;

II – No dia 12/9, uma equipe da Anvisa recepcionou a comitiva de Uppsala Monitoring Centre (UMC) para iniciar uma semana de agenda intensa pelo fortalecimento da farmacovigilância no Brasil. O UMC coordena o Programa Internacional de Monitorização de Medicamentos (PIMM);

III – No dia 15/9, Anvisa, o Uppsala Monitoring Centre (UMC) e empresas da indústria farmacêutica discutiram melhorias para o sistema brasileiro de farmacovigilância, responsável pela identificação e monitoramento de eventos adversos relacionados ao uso de medicamentos.

Dessa forma, a Anvisa convida a todos para celebrarem o Dia Mundial da Segurança do Paciente – 2022 em sua instituição!

A Anvisa segue comprometida com a promoção e proteção da saúde da população, trabalhando em prol da segurança sanitária dos serviços e produtos ofertados no país.

Para estimular a comemoração local da data, proporcionando conhecimentos voltados à segurança da medicação, utilize os seguintes materiais educativos da Anvisa:

Siga o Blog no Instagram com um simples clique: @blosaudecoletiva

Fonte: Anvisa. Foto: internet.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *